Sheila Makeda

Sheila Makeda sempre teve o desejo de fazer algo que pudesse incentivar as mulheres a sua volta a se amarem mais.  Foi aí que teve a ideia de criar a marca Makeda Cosméticos, com enfoque no empoderamento feminino e voltada principalmente para cuidar dos cabelos crespos, cacheados e ondulados reconectando-as às suas raízes.

De origem humilde, quase chegou a morar na rua quando seus pais se separaram. Por sorte sua mãe, Sandra, conseguiu um trabalho de empregada doméstica. A partir daí Sandra batalhou em várias áreas até ter a oportunidade de crescer profissionalmente e se tornar técnica capilar em uma empresa norte-americana, especializando-se em cabelos crespos.
Depois foi a vez de Sheila e sua irmã, Shirley, se juntarem à mãe e abrirem o primeiro salão de beleza da família. O salão funcionou por 12 anos e mesmo com o fechamento continuaram na área. Sheila se dividia entre curso de teatro e atendimento na casa de clientes onde sempre conversava com elas sobre ser negra, mulher e de cabelos crespos. Sheila e suas clientes pensaram em criar círculos de conversa para se discutir questões de aceitação do cabelo natural e a construção de uma identidade positiva.

Foi então que Sheila teve um insight para a criação de um produto com diferencial para cabelos crespos e cacheados. No mesmo momento Shirley havia sido demitida da empresa onde trabalhava com desenvolvimento de cosméticos, aproveitou os contatos das fábricas e não teve erro. Sheila pegou suas economias de um trabalho de freelancer no Cirque de Soleil e investiu na criação dos primeiros produtos e junto com sua  família  iniciou o desenvolvimento e testes dos produtos.
Foi assim que nasceu a Makeda Cosméticos em 2012, inspirada Rainha de Sabá, presente na cosmogonia dos povos hebreus, islâmicos e etíope, nome que instiga o cliente a se aproximar da cultura africana. Rainha Makeda é lembrada por sua beleza, elegância e inteligência.

Sheila já esteve em Angola em 2014 e 2015 para pesquisar o mercado e buscar mais de sua africanidade. Em Janeiro de 2016 foi uma das escolhidas entre 500 afros empreendedores do Brasil para receber mentoria da Endeavor, maior organização do Brasil de apoio ao empreendedor de Alto Impacto.

Atualmente a Makeda Cosméticos está se preparando para expandir em todo São Paulo e todo Brasil com filiais.
Os produtos são feitos com maior quantidade de ativos vegetais. Tem kits personalizados para o público no poo, low poo e co-wash para clientes vegetarianos capilar que não usam óleo mineral, sulfato e silicone na formulação, não são testados em animais, não possuem sal e parabenos na formulação.

A loja no Shopping Light
A Makeda possui uma loja no Shopping Light, onde tem venda de cosméticos capilares e creme corporal. O espaço é todo decorado com materiais recicláveis, trazendo a sustentabilidade como motivo da loja e esse contato mais íntimo com a madeira, e aproximar da natureza que nos reconecta com nossas raízes, tudo a ver com a forma como são produzidos os produtos Makeda, que são naturais e trazem saúde ao cabelo, e não agridem o meio ambiente. Em cada potinho Makeda você vai encontrar muito amor de uma história familiar de superação!

Fórum CLAUDIA #EuTenhoDireito.
A empreendedora Sheila Makeda, surpreendeu a todos ao falar sobre como aprendeu que dificuldade pode significar oportunidade no Fórum CLAUDIA #EuTenhoDireito.
Diretora da Makeda Cosméticos, Sheila faz questão de salientar que honrar as suas ancestrais é sua inspiração. “Apesar de todas as dificuldades, elas usaram a sua força para empreender. Com suas mãos curavam, faziam tranças, faziam doces e, ali, elas empreendiam”, ao final de sua palestra foi aplaudida de pé. Ao lado de 20 presidentes de empresas que se apresentam no evento, Sheila Makeda surprendeu e emocionou a todas presentes no Fórum da Revista Cláudia quando falou sobre como aprendeu que dificuldade pode significar oportunidade.

O Poder da  Autorrealização:

“O desejo para nos tornarmos mais e mais o que somos, para nos tornarmos tudo o que somos capazes de ser“. Autorrealização significa alcançar seus desejos mais profundos e manifestar suas maiores capacidades. Através de seus próprios esforços, seguindo o seu próprio caminho, você cria a felicidade e um senso de propósito. Em graus variados, todos nós queremos mais. Não necessariamente mais coisas, ou mais reconhecimento, prêmios, dinheiro ou qualquer motivação externa. Não – nós queremos expressar plenamente o que somos bom o suficiente”. Às vezes, é uma busca permanente de sentido que nos leva a olhar profundamente em nossa vida e decidir fazer mudanças drásticas. Às vezes, passamos pela vida pensando que está tudo bem, até que um dia percebemos que algo essencial está faltando. Ai se inicia a sua viagem para a autorrealização em processo tão individual como você é. Não há maneira certa, nenhuma maneira errada, há apenas o seu caminho. Você passa a ser uma pessoas predestinada, a sua visão – e sua maneira de agir, se torna clara e óbvia.

Porto Alegre / RS

+55 (51) 3093 0300

 

R. Ten. Cel. Fabrício Pilar, 740 cj 203 - Mont'Serrat

 

+55 (51) 9 9655 8371

 

Barueri / SP

Alameda Araguaia, 993 - 8º andar - Alphaville

 

+55 (11) 9 9373 3523

 

Porto Alegre / RS

+55 (51) 3093 0300

 

R. Ten. Cel. Fabrício Pilar, 740 cj 203 - Mont'Serrat

 

+55 (51) 9 9655 8371

 

Barueri / SP

+55 (11) 4196 3617

 

Alameda Araguaia, 993 - 8º andar - Alphaville

 

+55 (11) 9 9373 3523